Sociedade Esportiva Palmeiras

Sociedade Esportiva Palmeiras

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Carta à Luiz Gonzaga Belluzzo.

Nação Palestrina.

Não é novidade que este blogueiro é totalmente contra a inclusão de mais um patrocinio em nosso uniforme.
E por isso,escrevi uma carta ao Presidente do Palmeiras Luiz Gonzaga Belluzzo,não apenas para protestar,mas para dar sugestões.

Não que ele necessite das minhas sugestões,mas escrevi assim mesmo.

Minha parte,eu fiz!

A seguir a carta na Integra.


Prezado Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras e Diretoria.

Devido a noticias veiculadas na imprensa esportiva e na Midia Palestrina,sobre a possibilidade da nossa diretoria disponibilizar mais um espaço publicitário em nosso uniforme,agora nos calções,venho por meio desta,mostrar minha indignação com esta ação que trás mais prejuizos do que necessariamente lucros ao Palmeiras.

Não culpo nossa atual diretoria pelas dividas que o clube infelismente possui.Mas,não posso deixar de questionar os meios utilizados visando ampliar as nossas receitas.

Espero sinceramente que,se está ação se confirmar,que ela seja por um período curto,afim de sanear as dividas emergenciais do clube.

A "poluição" do nosso uniforme não pode ser a saída para resolver os nossos problemas financeiros.

É necessário que a nossa diretoria se concentre em três pontos essênciais para elevar a captação de recursos que são : Exposição Internacional,Marketing Esportivo e Clube Social.

E,eu como Palmeirense gostaria de sugerir algumas alternativas para serem estudadas pela nossa diretoria.

As sugestões a seguir integram os três quesitos citados a cima.

I - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL.

I.I - É fato que a Sociedade Esportiva Palmeiras é o Clube que mais respeita a sua descendencia,apesar de parte da imprensa e dos nossos rivales, nos chamarem de "clube de colonia",todo Palmeirense se orgulha e muito da nossa origem.

E partindo desse principio,gostaria de sugerir que a nossa diretoria estreita-se os laços com o Ministério dos Esportes e o Ministério da Cultura da Itália para a criação do Memorial Palestra Itália/Palmeiras em Roma.

Nesse Memorial em Roma,teriamos uma réplica de cada troféu que o Palmeiras conquistou nos seus 96 anos de glórias,acompanhado é claro,de fotos,videos contando toda a nossa história.

I.II - Ainda nesse raciocinio,seria interessante fazer,numa proporção menor,pequenos memoriais na America Latina em homenagem aos estrangeiros que defenderam o Palmeiras.Exemplo: Fazer parceria com algum museo em Assunção,no Paraguai e construir um pequeno memorial,não em homenagem ao clube,mas sim,em reverência ao nosso craque Arce.E,assim fazer com todos os estrangeiros que atuaram pelo Palmeiras.

Essas ações seriam a porta de acesso tanto na América Latina como na Europa,e assim,divulgamos o maior clube brasileiro e o maior clube "italiano" fora da Itália.

I.III - Ainda na área de exposição internacional,gostaria de sugerir algumas alterações na disputa do Troféu Osvaldo Brandão.
A ideia deste Troféu foi muito interessante,porém,está sendo utilizado de maneira errada.
Este troféu,atualmente é disputado a cada novo confronto entre Palmeiras e Corinthians,o que não é interessante para os clubes.
Esta taça deveria ser disputada uma vez por ano sempre num país diferente,antes das férias dos atletas ou na pré temporada.Exemplos: Palmeiras e Corinthians em Londres,Palmeiras e Corinthians em Roma,Palmeiras e Corinthians em Tókio .Um País a cada ano divulgando a marca dos dois Clubes.

I.IV - Seguindo está mesma ideia,seria muito interessante para o clube,juntamente com um parceiro,a criação da Taça Palestra Itália.Essa Taça teria como sede a cidade de São Paulo e seria disputado pelas categorias de base dos maiores clubes de cada continente.

II - CLUBE SOCIAL E MARKETING ESPORTIVO.

II.I - Na minha opinião,o Clube Social e Marketing Esportivo devem caminhar juntos.
É necessário alterações radicais no sistema de sociedade (sócio torcedor) para que possamos conseguir um número bem maior de sócios pagantes.

É fato que,a grande maioria de sócios do clube se concentra no Estado de São Paulo pela proximidade dos beneficios que a Sociedade Esportiva Palmeiras oferece.

É fato também que,os torcedores que moram em outras regiões do Brasil não tornan-se sócios por não ter nenhum tipo de beneficio.
Por isso,se faz necessário a implantação de veiculos que possam atrair os milhares de torcedores espalhados pelo Brasil.

Assim,acredito que,podemos transformar a carteirinha de sócio do clube em um cartão magnético e compor convênios com restaurantes,bares,estacionamentos, lojas, supermercados,postos de gasolina,hotéis e etc...

Esse cartão-convênio atrairia,na minha opinião,milhares de torcedores em todas as regiões do Brasil.Esse cartão também poderia dar descontos na compra de ingressos e descontos em todas as lojas que tenham parceria com o Palmeiras,como por exemplo a Adidas.

Ainda sobre os sócios,acho extremamente prejudicial ao clube a permanencia dos "Eternos Palestrinos".
Essa Sociedade pode hoje ser interessante.Mas imaginem,por exemplo, daqui a 50 anos, 100 mil sócios remidos que não pagam nada ao clube.Quem vai pagar a conta do clube social se esses 100 mil não pagam mensalidade ?

II.II - A Sociedade Esportiva Palmeiras é uma das três marcas que mais vendem no futebol brasileiro.
Deixando a emoção de lado,por alguns momentos,e olhando o futebol como comércio,precisamos diversificar as alternativas de compra do torcedor palmeirense.
Algumas ações e inovações devem ser criadas ao longo do ano aproveitando algumas datas no calendário brasileiro de alto consumo como,Dia da Criança e Natal.

Assim,poderiamos também,estudar a possibilidade da criação do "Palmeiras fashion week".
Não.Não sou um torcedor dos bambis do Jardim Leonor,mas vejo uma gigantesca fonte de renda para o clube analizando o alto poder de consumo do torcedor Palestrino.

O Palmeiras tem uma marca muito forte e não podemos ter como alternativa apenas roupas esportivas fornecidas pela Adidas.

A diretoria do clube poderia fazer parceria com alguma empresa na area de roupas e deixar a cargo dessa empresa os lançamentos Primavera/ Verão e Outono/ Inverno.

Ainda nesse sentido se faz necessário parcerias com industrias ou empresas de brinquedos com a marca Palmeiras.

Senhor Belluzzo e diretoria.

Não sei se algumas dessas ideias serão estudadas pela nossa diretoria,mas quem sabe,a partir delas os senhores possam ter ideias ainda melhores.
O que não quero ver é o nosso sagrado uniforme transformando-se em uma página de classificados.

Isso é para time pequeno.


Grato pela atenção.
Ita Souza

Scoppia Che La Vittoria e Nostra

http://scoppia.blogspot.com/