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Como já era previsível diante dos altos investimentos feitos em 2017, a participação das receitas de patrocínio no orçamento do Palmeiras aumentou no último ano. A soma de Crefisa e Adidas, que foi de R$ 90,6 milhões em 2016, chegou a R$ 130,3 milhões na temporada passada, conforme revela o balanço oficial do clube publicado neste sábado (28) no jornal O Estado de S. Paulo.
O clube registrou uma receita de R$ 74 milhões com arrecadação de jogos, um crescimento de 6,87% em relação aos R$ 69,2 mi que o Palmeiras levou nas bilheterias em 2016, ano marcado pelo título brasileiro, mas com menor participação do time na Libertadores (foi eliminado na primeira fase, enquanto disputou as oitavas de final da competição sul-americana em 2017).
Com o Avanti, a receita do Palmeiras subiu de R$ 43,4 milhões para R$ 47 milhões em 2017, um aumento de pouco mais de 8%. Na soma, o Verdão conseguiu arrecadar R$ 121 milhões com o seu torcedor, valor que chega perto do total arrecadado com patrocínios na temporada. Ambos perdem para os direitos de transmissão das competições disputadas pelo clube. Foram R$ 137,3 milhões nessa conta com televisão, valor que engloba todos os torneios nos quais o Palmeiras teve participação nas cotas dos direitos de transmissão (Paulista e Brasileiro).
No total, a receita do Palmeiras subiu de R$ 477,5 milhões em 2016 para R$ 503,6 milhões no ano passado. Os gastos, porém, também subiram. O clube teve uma despesa de R$ 428 milhões em 2017, contra R$ 357 mi no exercício anterior. Com isso, o superávit do Verdão foi de R$ 57 milhões no último ano. O resultado de 2016 tinha sido positivo em R$ 89 milhões.
O balanço também mostra que o Palmeiras “virou o jogo” no acumulado. Em dezembro de 2015, o time vinha com déficit de R$ 117 milhões na soma dos exercícios anteriores. Com os últimos dois anos de bons resultados financeiros, o Verdão agora tem superávit acumulado de R$ 28,9 milhões.
Esses dados refletem bem o que o AVANTI representa para o Palmeiras.
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